sábado, 12 de outubro de 2013

A Igreja de Dante.


A Igreja de Dante, o santuário da Chiesa di Santa Margherita dei Cerchi é mais uma capela do que uma igreja. O pequeno local de oração de um só aposento é um destino popular entre fãs do poeta, que o veneram como o solo sagrado no qual transcorreram dois momentos cruciais de sua vida.
Reza a lenda que foi naquela igreja, aos 9 anos, que Dante viu pela primeira vez Beatriz Portinari, por quem se apaixonou à primeira vista e por quem sofreu a vida toda. Para grande agonia de Dante, Beatriz se casou com outro homem e depois morreu muito jovem, aos 24 anos.
Foi também naquela igreja, alguns anos depois, que Dante se casou com Gemma Donati, mulher que, segundo o escritor Boccacio, se mostraria uma péssima escolha como esposa. Apesar de ter tido filhos, o casal dava pouca mostras de afeto e, após o exilio de Dante, nenhum dos dois cônjuges demonstrou grande interesse em se reencontrar.
O amor da vida de Dante sempre fora a falecida Beatriz Portinari, moça que o poeta mal conhecera, mas cuja lembrança, de tão avassaladora, fez do seu fantasma a musa inspiradora das maiores obras do florentino.
O célebre livro de poemas de Dante – La Vita Nuova – é repleto de versos lisonjeiros sobre “a abençoada Beatriz”. De forma ainda mais reverente, A Divina Comédia alça sua musa à condição da redentora que o guia pelo Paraíso. Em ambas as obras, o poeta anseia por sua amada inalcançável.
Hoje em dia, a igreja de Dante é o templo para quem sofre com um amor não correspondido. A própria Beatriz está sepultada dentro da igreja e seu modesto túmulo se tornou um local de peregrinação tanto para os fãs do poeta quanto para os que trazem no peito um coração partido.
 Do livro INFERNO - DAN BROW - págs. 213 e 214 - #Fotos tiradas da pesquisa no Google.
Postado por Francisca Uchôa Souza.


Túmulo de Beatriz Portinari.

Encontro de Dante com Beatriz.

Beatriz - pintada por Gabriel Rossetti em 1864

Igreja de Dante
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, se assim o achar necessário!